Prefácio: Lixeiro que somos

imagens     Olhar  para além da visão coletiva se tornou um desafio  contemporâneo, principalmente nas grandes cidades que, frenéticas e cheias de informações, muitas vezes, não permitem que cidadãos observem assuntos do dia-a-dia de modo diferente. Todavia, algumas pessoas conseguem se livrar desse condicionamento social, apresentando ideias e conteúdos até então invisíveis para uma boa parcela de pessoas.

            É o que fizeram Flavia Solange Correa, Larissa Pessoa de Carvalho e Sabrina Souza ao terem a sensibilidade e a grandeza de produzir este livro reportagem, abordando o dia-a-dia dos coletores de lixo das cidades de Votorantim e Sorocaba, especialmente, a segunda que recentemente (2014) se tornou sede de Região Metropolitana.

            Ouso dizer que o ponto mais importante desta obra é o fazer jornalismo em seu ofício mais nobre: dar vez e voz àqueles que por diversos motivos não são vistos pela grande maioria. Com este trabalho, as autoras dissolvem o estereótipo dos coletores, apresentando inúmeros tópicos que dão vida aos que são tidos como meras peças do caminhão de lixo. Cabe salientar que o estereótipo pode ser entendido como uma maneira de simplificar a visão sobre o mundo. Desde sempre os seres humanos encontraram maneiras para categorizar objetos e acabaram aplicando isso às sociedades. Logo, quando nos referimos aos povos chineses temos uma ideia preconcebida sobre a aparência das pessoas e modos de vida, do mesmo jeito que também temos ideias padronizadas sobre os diferentes povos africanos, europeus, entre outros de diversas etnias.

            Ocorre que, dentro de nossa própria sociedade, também temos os grupos estereotipados que, ao longo do tempo, tiveram suas imagens construídas a partir do externo. Afinal, quem é o coletor de lixo? Bem, do ponto de vista estereotipado, pode ser o “lixeiro”, a pessoa “que merece estar no lixo”, o “vagabundo”, “o sujo”, que é visto como serviçal. Do ponto de vista científico, humano, justo e sensível de Flavia Solange Correa, Larissa Pessoa de Carvalho e Sabrina Souza, é o Job Ribeiro da Silva, que de forma humilde e nobre, guarda os brinquedos para crianças carentes; é o Luiz Fernando que não se conforma em encontrar um ser humano jogado no lixo ou, ainda, Seu Dirceu que não entende como várias pessoas conseguem desfazer dos corpos de seus animais de estimação através do lixo. São pais, filhos, maridos, amigos, cidadãos e trabalhadores fundamentais para o funcionamento da cidade.

            Assim, como as autoras esclarecem no decorrer da obra a partir de Tônia Amanda Paz dos Santos, lixeiro é quem produz lixo. Logo,  o ofício do coletor de lixo é cuidar, de forma heroica, da sujeira criada pelos lixeiros.

            Entretanto, o estudo apresenta claramente que falta muito para que a sociedade se conscientize dessa realidade. No capítulo “Ei Vagabundo”, podemos observar inúmeras formas de preconceito direcionadas aos trabalhadores, que sentem diariamente o peso de sua profissão, tanto nas tarefas que têm que cumprir e provocam um grande desgaste físico, quanto no desprezo e desrespeito que sofrem por parte da população.

      Desrespeitados por alguns, invisíveis para muitos e visíveis e valorizados por outros que, por proximidade, reconhecimento e respeito colaboram para que essa situação seja invertida e lutam para que esses trabalhadores tenham suas identidades apreciadas por todos, a partir do reconhecimento do quão importante são para a vida coletiva, as pesquisas e considerações das autoras contribuem de forma primordial para os estudos de comunicação social e para a promoção da cidadania.

TCC curso de jornalismo de  Flávia Corrêa, Larissa PessoaSabrina Souza. dezembro, 2014.

[Obrigada pelo convite, meninas!].

Posted on 16 de Dezembro de 2014, in Outros and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: